quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Que venha com saúde!




Esta é a frase que digo as grávidas que conheço quando me perguntam sobre qual parto é melhor. Eu passei por dois partos normal, sem qualquer intervenção (soro, anestesia...) e o último foi uma cesária, não por opção, mas porque foi preciso.
O mais importante é que seu filho venha com saúde, o melhor parto que existi é aquele que é melhor pra você e seu filho. Mas se me cutucar um pouco mais, vou te dizer, prefiro mil vezes o parto normal!!!
O meu primeiro filho, Murilo, demorou 23 horas para nascer, fiquei sozinha o tempo todo que fiquei internada, poderia ter pego trauma aí, pois primeiro filho, sozinha, sozinha mesmo, sem enfermeira me auxiliando, sem médica. Fui internada as onze da noite, fiquei esperando ser internada desde as cinco da manhã, quando os primeiros sinais apareceram. Quando fui internada a médica tinha quase certeza que ele nasceria na parte da tarde, bom ele nasceu as quatro da manhã, não sei como, a médica resolveu me ver, já estava com os 10 dedos de dilatação era só fazer força para ele nascer. Mas todo o esforço é recompensado pelo primeiro chorinho, ver que estava tudo bem.
Joana, minha filha do meio, fez uma façanha maior ainda, nasceu no dia do meu aniversário, e foi tudo muito rápido, os primeiros sinais de que ela nasceria começaram as duas da manhã, as cinco ela já estava nos meus braços. O parto dela foi um pouco mais tranquilo porque meu marido pode estar presente, mas a dor foi a mesma...rs! Mas tive uma mão para apertar, alguém pra ouvir eu dizer "sabia que doia, mas não lembrava que era tanto", dizem que esquecemos a dor do parto...
Maria Nina, a caçulinha, essa foi de cesária, 40 semanas e nada dela dar sinal que sairia, o médico marcou a cesária e eu acabei aceitando com medo de passar o tempo, não quis arriscar, conheço pessoas que tiveram seus filhos com 41, 42 semanas e nasceram super bem, mas também conheço os que tiveram problemas, não quis arriscar e encarei a "faca". Mas antes de entrar na "faca" eu tentei de tudo para ser normal, fiz caminhadas, exercícios que falaram que estimulam o parto normal, comi pimenta malagueta com arroz e feijão porque me disseram que comida apimentada ajudava a nascer...o que me diziam ia fazendo. Achava que ia ser tranquilo, pois tinha tido dois partos normal, um com 39 semanas e outro com 38, mas nem sempre é o que esperamos. Minha filha nasceu super bem, e superei o medo que tinha da cesariana, medo de anestesia e tudo mais. Foi tranquilo, o médico muito competente, o anestesista muito atencioso, nem senti a tão temida agulhada. Mas não vou mentir, o depois é ruim até. Não tem comparação a recuperação do parto normal com o da cesariana!
Mas no fim o que importa mesmo é saber que nosso bebe está bem, saudável... a gente, a dor que sentimos antes ou depois é o de menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário